Cenário

Após oito rodadas, Xavante lidera disputa por vagas na Série D de 2025

Para seguir com calendário nacional, Brasil precisará garantir lugar na quarta divisão do ano que vem caso não conquiste o acesso para a Série C ainda em 2024

Foto: Victor Lannes - Especial - Mesmo perdendo para o Internacional, Rubro-Negro segue na parte de cima da tabela com dez pontos

Ainda na disputa por classificação para as quartas de final do Campeonato Gaúcho, o Brasil vem liderando a corrida por três vagas na Série D de 2025. O Xavante está garantido na quarta divisão nacional deste ano, mas caso não conquiste o acesso para a Série C, a equipe precisará se classificar via Estadual.

O Rio Grande do Sul tem direito a três vagas. Além do Brasil, Avenida e Novo Hamburgo representarão o Estado em 2024. Para 2025, as três equipes seguem na busca por uma vaga junto a Guarany de Bagé, São Luiz e Santa Cruz.

Os três melhores entre os seis garantem vaga para 2025. Lembrando que a pontuação dos mata-matas segue sendo contabilizada. Já para a Copa do Brasil os quatro semifinalistas confirmam lugar, não existindo mais a possibilidade de entrar via Ranking da CBF.

Após oito rodadas, o Brasil lidera com dez pontos. O Guarany de Bagé é o segundo também com dez, mas saldo inferior. O Anilado fecha o grupo dos três primeiros com nove. Virtualmente rebaixado, o Santa Cruz tem remotas chances de disputar pela primeira vez na história uma competição nacional.

Uma vitória diante do São José no domingo poderá deixar o Xavante em boa situação na briga pela Série D. Avenida e Guarany fazem um confronto direto, enquanto o Novo Hamburgo enfrentará o Internacional, possivelmente com força máxima. Já o São Luiz recebe o Ypiranga, em Ijuí.

O Rubro-Negro não deixa de disputar uma edição de campeonato nacional desde 2013. Além da dupla Gre-Nal e do Juventude na Série A, o Rio Grande do Sul conta com Ypiranga, São José e Caxias na C. Na Série D deste ano, o Brasil enfrentará Novo Hamburgo, Avenida, Barra, Concórdia e Hercílio Luz. Outros dois times paranaenses devem entrar na chave entre Cascavel, Maringá e Cianorte.

Lesão de Robinho preocupa

Contra o São José, Fabiano Daitx dificilmente contará com Robinho, titular pelo lado esquerdo desde a quarta rodada diante do Caxias. O jogador sentiu uma lesão ainda no primeiro tempo contra o Internacional e precisou sair do jogo. Até o fechamento desta edição o clube não havia divulgado boletim médico, mas dificilmente ele terá condições de atuar no domingo. Em entrevista coletiva, Daitx admitiu que a situação preocupa.

O treinador xavante terá várias opções para substituir Robinho. Entre as principais está a entrada de Maurício, deslocando Tinga para o lado esquerdo. Há também a manutenção de Yander no meio. Outra possibilidade é a entrada de Matheus Marques, adiantando Jefinho no lado esquerdo, alternativa utilizada por Daitx durante a partida contra o Inter.

O zagueiro Bruno Reis recebeu o terceiro cartão amarelo e terá que cumprir suspensão. Adriel deve ser o substituto. Jeferson Lopes também está suspenso, mas o volante vinha sendo opção no banco de reservas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil mantém ingressos promocionais por R$ 20 para receber o São José Anterior

Brasil mantém ingressos promocionais por R$ 20 para receber o São José

Gaúcho com experiência na Europa, Duda Haas projeta Série A-2 pelo Pelotas Próximo

Gaúcho com experiência na Europa, Duda Haas projeta Série A-2 pelo Pelotas

Deixe seu comentário